Se vencer as 5, Flamengo tem 91% de chances de título

|



Muitos torcedores do Flamengo ficaram perplexos quando, encerrada a 33ª rodada, os matemáticos de plantão anunciaram com pompa: o Flamengo tem 5% de chances de ser campeão. Como assim, se ele está apenas a quatro pontos dos líderes? Só uma chance em 20 de ser campeão? “É, realmente esses cálculos não servem para nada”, é a reação de muitos.

Essa reação deriva de uma incompreensão do que significam os números. 5% de chances, a cinco rodadas do fim, não é pouca coisa. Isso significa que, em cada 20 combinações possíveis de resultados, uma dá o título ao Flamengo. Mais do que isso: significa que o Flamengo praticamente só depende de si.

Se o Flamengo vencer os cinco jogos que lhe restam, a começar pelo de domingo contra o Atlético Mineiro, terá nada menos que 91% de chances de conquistar o título brasileiro (contra 4% do São Paulo e 4% do Palmeiras). Claro, para isso acontecer terá que torcer para que São Paulo e Palmeiras percam pelo menos quatro pontos - mas em cinco rodadas isso é mais que plausível.

Por se tratar de um confronto contra um adversário direto na luta pela taça, o jogo contra o Atlético é crucial, como mostram os números abaixo. Se perder no domingo, o Flamengo terá bem menos chances. Derrotado no Mineirão, o Flamengo terá que ganhar nas quatro últimas rodadas para manter uma chance mediana de título (36%, ou pouco mais de um terço). Aí realmente terá que torcer por uma série de tropeços do próprio Galo, do São Paulo e do Palmeiras.

Confira uma análise mais detalhada das chances rubro-negras. No próximo post, uma análise das chances do Atlético Mineiro.

Se vencer as 5 partidas restantes: 91% de chances de ser campeão

Se empatar com o Galo e vencer as 4 restantes: 62% de chances de ser campeão

Se perder para o Atlético e vencer as 4 restantes: 36% de chances de ser campeão

Se derrotar o Atlético, vencer as 2 em casa e empatar as 2 fora: 27% de chances de ser campeão

Se empatar com o Atlético, vencer as 2 em casa e empatar as 2 fora: 3% de chances de ser campeão.
Jornal Sport News.

0 Comentário:

 

©2009 NOTÍCIAS DE IPIAÚ | Template Blue by TNB