Pastoral da Criança realiza Caminha Pela Paz

|

A coordenação Arquidiocesana de Salvador da Pastoral da Criança realizará no próximo sábado, dia 28 de novembro, a Caminhada Pela Paz. A concentração será no Largo de Roma, às 7h, e seguirá até a Igreja do Bonfim, onde acontecerá a Missa e a Exposição das Ações da Pastoral da Criança. Estima-se que mais de duas mil pessoas vindas do interior do Estado comparecerão para participar deste evento.

Segundo a conselheira da Pastoral da Criança, Hildette Santos, a iniciativa é para comemorar o Dia do Líder, agente comunitário que intermedia e realiza as atividades nos núcleos familiares. “Essa é uma forma de enaltecer a função do líder e de homenagear os trabalhos desenvolvidos por estas pessoas”, avalia Hildette. Ela ainda ressalta que existem mais de 3 mil líderes em todo o Estado. “Nesse universo de agentes comunitários, todos passaram por oficinas de capacitação. Foram mais de 40 horas de treinamento para que eles pudessem realizar, satisfatoriamente, os trabalhos dentro das comunidades”.

A Pastoral da Criança atua em mais de 23 municípios no estado da Bahia, sendo 93 paróquias na capital, atendendo cerca de 1 milhão de crianças entre 0 e 6 anos. Nestas unidades são acompanhados o crescimento das crianças, desde o pré-natal, aleitamento materno, soro caseiro, imunização e alimentação saudável, além de fornecidos remédios caseiros e curso de alfabetização para jovens e adultos contando, inclusive com uma pedagoga especializada.

De acordo com a coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Criança, Juraní Sales, é importante reconhecer que as crianças necessitam saber sobre seus direitos e buscar um mundo melhor e mais digno. “Reconhecemos que a criança tem o direito de brincar, de ter todos os cuidados que lhe é inerente. Para isso temos, dentro da Pastoral, a função de brinquedista, que ensinam as crianças a brincarem de acordo com a faixa etária. Acreditamos que o mais importante é celebrarmos a vida e é isso que continuaremos a fazer”, completa.

Atuação da Pastoral da Criança - A Pastoral é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças em seu ambiente familiar e em sua comunidade.

Os voluntários da pastoral da criança, membros da própria comunidade, acompanham as famílias assistidas. Procuram orientar sobre seus direitos e deveres, buscando uma melhor qualidade de vida. Em relação às gestantes, é desenvolvido o acompanhamento do bebê identificando possíveis situações de risco à gestação. Também conscientiza a gestante, preparando-a para o parto e os cuidados pós-parto, informando sobre o aleitamento materno, vacinação e outros cuidados para o desenvolvimento da criança, além de apoio psicológico e conscientização sobre seus direitos e deveres.

Já o acompanhamento das crianças se dá através de visitas periódicas durante as quais trabalham-se o desenvolvimento infantil, o apoio ao aleitamento materno, além de orientações sobre higiene e saúde, vacinação, acompanhamento nutricional, prevenção e tratamento da diarréia e de infecções respiratórias.

Ações complementares são desenvolvidas no sentido de melhorar as condições das famílias, como estímulo à alfabetização e escolarização dos adultos e ações de geração de renda. Além disto, busca-se o controle social das políticas públicas, atuando junto aos Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais de Saúde, Direitos da Criança e do Adolescente, segurança alimentar, entre outros.

1 Comentário:

Anônimo disse...

qual é essa fonte sua, a pastoral da Criança atua em mais de 380 municopios da Bahia... esse numero de 23 é só na região de Jequié

 

©2009 NOTÍCIAS DE IPIAÚ | Template Blue by TNB