Governador elogia César por trazer a Ford; montadora também agradece

|


Papel do então governador César Borges na implantação da montadora visto como decisivo para Bahia crescer

Durante a visita do presidente Lula à planta da Ford em Camaçari, na sexta-feira passada (20), para assinatura da Medida Provisória (MP) que estende os incentivos federais à montadora até 2015, o presidente da Ford Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira, disse que o empenho de César Borges foi decisivo para a implantação da montadora no estado, que resultou em inúmeros benefícios econômicos e sociais para a Bahia. O governador Jaques Wagner, em seu discurso, também parabenizou o senador César Borges pela implantação da Ford.

“A atuação de César Borges, quando foi governador, no final dos anos 90, foi fantástica. Ele mudou a cultura industrial da Bahia e do Nordeste, que não tinha a tradição de produzir automóveis”, reconheceu Marcos de Oliveira, salientando que o Cmplexo Ford é responsável pela geração de 8,4 mil empregos diretos e por mais 90 mil indiretos. Cerca de 90% da mão–de-obra da Ford Camaçari é local. Oliveira lembrou também que a planta de Camaçari tem um dos cinco centros de engenharia de produto que a Ford tem no mundo.

O governador baiano, por sua vez, afirmou em discurso que “quem quer ter o trabalho reconhecido, não pode sonegar informação a respeito do trabalho dos outros”. Por isto, elogiou a decisão do então governador César Borges de trazer a Ford: “Parabenizo César Borges, não só por fazer parte da base de apoio do Governo Lula, mas por ter implantado a Ford na Bahia”. Para Marcos de Oliveira o empenho de César Borges também será decisivo para aprovar a Medida Provisória (MP) que prorroga até 2015 os incentivos fiscais que beneficiam a empresa.

Reunião

O senador César Borges participou de uma reunião a portas fechadas com o presidente Lula, o governador e a diretoria da Ford, onde foram tratados detalhes do acordo entre o Governo Federal e a Ford. Pelo acordo, em troca da prorrogação dos incentivos fiscais até 2015, assinada pelo presidente Lula, a Ford se compromete a investir R$ 2,8 bilhões na Bahia e no Nordeste. Nesta reunião, o presidente da Ford Motor Company para as Américas, Mark Field, disse que foi uma ousadia erguer a planta da Ford num local que antes só havia mato.

César Borges se comprometeu a trabalhar no Congresso para aprovar a MP. Para ele, haverá menos dificuldade desta vez, porque todas as forças políticas estão a favor da prorrogação, o que não ocorreu à época. Ele disse que a Bahia iniciou um novo ciclo econômico com a Ford. “Foram três grandes momentos: o primeiro na implantação da refinaria Landulpho Alves, na década de 50. O segundo na criação do pólo de Camaçari nos anos 70, e, finalmente, o ciclo atual, com a vinda da Ford, no início da década de 2000”, explicou o senador.

0 Comentário:

 

©2009 NOTÍCIAS DE IPIAÚ | Template Blue by TNB