Estoque de sangue em nível critico nas cidades de Ilhéus e Itabuna

|


O baixo nível de participação da população de Ilhéus e Itabuna tem deixado em níveis críticos os estoques de sangues nos bancos de sangues dessas comunidades. Quem faz esta advertência é o professor Paulo Roberto Santana Melo, do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, onde leciona a disciplina de Hemoterapia no curso de Biomedicina.
Ao se referir aos bancos de sangue das duas cidades como campo aberto de estágio para os alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Medicina, da Universidade, ele enfatiza que “os dois serviços, assim com, o em todo o Brasil, tem dificuldades de manter mensalmente um número regular de doadores de sangue, sendo necessária a mobilização da sociedade para assegurar os estoques em quantidade adequada à demanda de nossa região”.
O professor Paulo Melo, que é doutor em Patologia Humana e Experimental, acrescenta que “é fundamental destacar que a doação pode ser útil a muitas pessoas já que diferentes hemocomponentes podem ser obtidos a partir de uma única doação”. E lembra que “situações como a ocorrida com a última epidemia de dengue em nossa região demonstram a necessidade de participação mais efetiva da população na manutenção do estoque de sangue nos bancos dessas cidades”.
A propósito da advertência o professor Paulo Melo, é importante lembrar que 25 de novembro é o dia internacional dedicado à doação de sangue.Com informações do Jornal Sport News.

0 Comentário:

 

©2009 NOTÍCIAS DE IPIAÚ | Template Blue by TNB