Esgoto a céu aberto em frente ao Posto de Saúde causa revolta em moradores de Ipiaú

|

O mau cheiro de um esgoto a céu aberto e acúmulo de lixo está causando revoltado em vários moradores de Ipiaú. A situação foi constatada pela Assessoria da Câmara de Ipiaú, que nesta semana irá pedir providências urgentemente para a Prefeitura Municipal de Ipiaú

Segundo moradores a situação já está por mais de dois meses e nenhuma atitude foi tomada até o momento.

O esgoto a céu aberto está localizado exatamente na Rua Rochael Medrado em frente ao Posto de Saúde Dr.Nestor Nesquista em um dos Bairros mais Populosos de Ipiaú-Euclides Neto. Segundo o morador Odilon Vinha já viu pessoas jogando lixo ao lado do esgoto. “Isto é inadmissível. Entramos (moradores) com um pedido recentemente para a Secretaria de Infraeestrutura para tomar alguma providência, espero que isto seja feito”, complementa.

A presença de esgoto a céu aberto é a degradação ambiental mais frequente no Brasil, à frente do desmatamento e das queimadas. Os dejetos lançados inadvertidamente em fossas abertas, rios, lagos ou mesmo na sarjeta tornam-se a causa de doenças que anualmente levam milhares de crianças à morte. O problema ainda é um entrave ao desenvolvimento económico de muitos municípios, que, devido à falta de saneamento, perdem em parte seu potencial turístico e tem atividades como a pesca prejudicada.

Outra consequência do lançamento de esgoto a céu aberto é a poluição das águas em nascentes, rios, lagos, reservatórios e até mesmo lençóis freáticos. Em quase um quarto das cidades com rios e lagos poluídos, a principal causa de contaminação foi o despejo de resíduos industriais, de óleos e graxas.

Espero que os responsáveis possam fazer este serviço o mais rápido possível para que não afete mais ainda aos moradores e nem ao meio ambiente”, argumenta Odilton.

0 Comentário:

 

©2009 NOTÍCIAS DE IPIAÚ | Template Blue by TNB