Coelba anuncia manobra para evitar novo apagão no interior

|


Para evitar novos apagões nesta quinta-feira, 26, como os registrados na noite de terça, 24, e na manhã de quarta, 25, atingindo 81 municípios do Sul e sudoeste, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) anunciou uma manobra de um minuto em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador.

A Coelba disse, em nota, que o apagão teve como causa “uma ocorrência na subestação do Funil, pertencente à Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Ainda segundo a empresa, “logo após foram iniciadas manobras no sistema elétrico” para a normalização.

As subestações de Conquista são atendidas por uma linha que sai de Funil, em Itagibá, sul do Estado. O engenheiro da Coelba, Miguel Lobo, explica o processo de manobra.

“Em caso de emergência, como a que houve em Funil, nosso sistema passa a ser alimentado pelas cargas transferidas da subestação de Poções para alimentar as subestações de Brumado e de Conquista”.

Na prática o sistema, que consiste em desligar a carga numa determinada parte do município para desafogar a carga e alimentar outra cidade, tornou-se necessário porque até o final da tarde dessa quarta-feira, 25, a Chesf não havia devolvido a carga, utilizada para tentar normalizar o fornecimento de energia elétrica em definitivo.

A gestora da Unidade regional da Coelba, Neide Cavalcante, explicou que a carga de energia foi requerida pela Chesf para regularizar a subestação do funil, no sul do Estado e apontada como causa do primeiro apagão, às 22h26 de terça-feira.

A queda no fornecimento durou cerca de 10 minutos, deixando às escuras ruas, praças e avenidas e 420 mil unidades consumidoras das duas regiões. Na manhã do dia seguinte, por volta das 11 horas, a interrupção se repetiu, mas desta vez a causa foi relacionada a uma manobra emergencial.

“Foi coisa rápida, de pouco mais de dois minutos, sem prejuízo para o consumidor”, garantiu Neide. “Até o momento não recebemos qualquer reclamação a respeito”, reforçou a gestora.

Os municípios atingidos foram: Poções, Planalto, Mirante, Boa Nova, Caetanos, Bom Jesus da Serra, Dário Meira, Vitória da Conquista, Anagé, Caraíbas, Barra do Choça, Ipiaú, Gandu, Wenceslau Guimarães, Teolândia, Nova Ibiá, Itamari, Apuarema e Piraí do Norte.

Jitaúna, Aiquara, Itagi, Itagibá, Jequié, Jaguaquara, Itiruçu, Lajedo do tabocal, Maracás, Planaltino, Irajuba, Cravolândia, Santa Inês, Brejões, Nova Itarana e Manoel Vitorino. Firmino Alves, Itororó, Santa Cruz da Vitória, Itaju do Colônia, Ibicuí, Iguaí, Nova Canaã, Itapetinga, Itambé e Maiquinique.

Macarani, Itarantim, Potiraguá, Ribeirão do Largo, Encruzilhada, Cândido Sales, Ubatã, Barra do Rocha, Ibirapitanga, Gongoji, Itapitanga, Camacã, Arataca, Jussari, Pau Brasil, Santa Luzia, Betânia, Mascote, Canavieiras, Uma e Belmonte.

Itabuna, Ilhéus, Aurelino Leal, Ubaitaba, Itacaré, Uruçuca, Coaraci, Itajuípe, Almadina, Ibicaraí, Floreta Azul, Itapé, Buerarema, Lomanto Júnior e São José da Vitória.

0 Comentário:

 

©2009 NOTÍCIAS DE IPIAÚ | Template Blue by TNB