A brincadeira da vez!!!

|


Por: Samy Santos-Colunista

Depois das cartomantes que prometiam descobrir o futuro das pessoas; dos falsos profetas prometerem transformar pedra em pão e água em vinho, a bola da vez agora são as palestras motivacionais, que prometem trazer de volta a alegria das pessoas e “ensinar” o caminho da felicidade.
As palestras motivacionais ou de autoestima, como preferem outros, vem fazendo grande sucesso no Brasil, sempre envoltas no discurso do bem-estar e da satisfação proporcionada. Esse tipo de palestra vem sendo ministrada em escolas, indústrias, clubes, pequenas, médias e grandes empresas de todos os segmentos.
A felicidade vem sendo tratada de forma equivocada e trivial. Muitos pensam que ela é uma caixa de bombom, que está disponível no supermercado mais próximo. Percebe-se, no entanto, que essa temática é complexa, visto que até mesmo a ciência tem dificuldade em pontuar, de maneira precisa, qual a essência dela e de que o ser humano precisa efetivamente para ser feliz.
Pelo crescente número de pessoas depressivas no país, e pela falta de perspectivas de vida, algumas pessoas vêm acreditando, sobretudo pela influência de palestras motivacionais, que é possível ser feliz seguindo uma “receita”, “fórmula” mágica, ou até mesmo se guiando nos exemplos de outras pessoas.
Em algumas empresas, por exemplo, as ações que estão vinculadas à motivação dos funcionários se referem às melhorias das condições de trabalho, planos de incentivo a produtividade, sentimento de valorização, e recompensa financeira pelos serviços prestados. Dentre os aspectos que trarão motivação a vida dos funcionários não estará, certamente, a pronúncia de meia dúzia de palavras “açucaradas”, ditas em palestras de elevação de autoestima.
É relevante pontuar que a motivação é algo extremamente importante ao ser humano, no entanto muitas palestras de motivação discutem a temática como algo simples, fácil de alcançar, o que é possível conseguir seguindo um “manual”. A discussão necessita de seriedade e compromisso, haja vista ser a temática complexa e também a tônica das discussões atuais. Chega de blá-blá-blá!!! (www.samysantos.com.br)

0 Comentário:

 

©2009 NOTÍCIAS DE IPIAÚ | Template Blue by TNB