Vale do Rio das Contas

|

Programa Municipal de Controle da Dengue

Por.: José Americo da Mata Castro-Colunista

Com o objetivo de apresentar o Programa Municipal de Controle da Dengue, a secretária de Saúde do município de Ipiaú, Zoraide Vieira Cruz, esteve reunida na manhã de ontem, 15,com alguns vereadores(foto).A reunião no Salão do Plenário da Câmara Municipal transcorreu com o êxito desejado e teve caráter esclarecedor para diversos assuntos relacionados à pasta.O programa em implantação em Ipiaú segue os parâmetros do Programa Nacional de Controle da Dengue e tem como metas: reduzir a menos de 1% a infestação predial pelo Aeds aegypiti nos bairros,assim como reduzir em 50% o numero de casos de dengue no ano de 2010 e em 25% a cada ano subseqüente, além de reduzir a letalidade de formas graves da doença.

Existem preocupações de que no decorrer deste ano, sobretudo no período do verão, a incidência de dengue hemorrágica experimente crescimento.Registros da Secretaria de Saúde indicam que foram constatados, no verão passado, 28 casos de “dengue complicada” e “hemorrágica”,enquanto os casos suspeitos de dengue clássica chegaram a aproximadamente 2000,embora somente 255 tenham sido confirmados.A Secretaria de Saúde de Ipiaú considera oportuna a reavaliação das ações executadas até o momento com a adoção imediata de estratégias que orientadas em um programa de trabalho,possibilitem um enfrentamento melhor do problema.

Participaram da reunião com a secretaria de Saúde os vereador Magnolito Cabra-PP-, Chico do Hospital -PMDB-(ambos da Comissão de Saúde da Câmara), Nena Passos-PP-e Raimundo Moreira Menezes-PTdoB-.

Elevação de Nível

Pelos bons serviços que vem prestando à comunidade a Vigilância Sanitária de Ipiaú experimentará elevação de nível e terá condições para empreender ações mais importantes em defesa da saúde da população. A elevação do nível um (1) para o nível três (3) já foi aprovada no Conselho Municipal de Saúde, no Colégio de Gestores da Saúde (em Jequié) e na Vigilância de Saúde do Estado da Bahia, faltando apenas ser homologada pelo CIB (Conselho Intergestor Bipartide). Com a elevação para o nível três, a equipe da Vigilância Sanitária de Ipiaú poderá empreender ações em espaços que antes não lhe era permito adentrar, a exemplo de hospitais, clinicas, hotéis, motéis, farmácias e laboratórios, dentre outros. .

Em Campanha

A presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINPOJUD), Maria José da Silva (Zezé),em campanha pela reeleição, estará visitando a Comarca de Ipiaú, neste sábado, 17.Na região a chapa encabeçada por Zezé sofre oposição do Grupo Rede que tem alguns simpatizantes entre os serventuários da comarca local.Fontes fidedignas,entretanto,dão conta de os simpatizantes da reeleição de Zezé são maioria nesta comarca.

Cofres Cheios

Saldo da Prefeitura Municipal de Ipiaú,referentes a contas bancárias, no dia 31 de agosto de 2009: R$ 5.285,107,82 milhões.Os dados constam do balancete da Prefeitura enviados ao Tribunal de Contas dos Municípios(TCM) e à Câmara Municipal de Vereadores.

Jequié

A Secretária de Desenvolvimento Social e Primeira Dama do município de Jequié, professora Lélea Amaral, deverá comparecer à Câmara de Vereadores para explanar a respeito dos programas sociais desenvolvidos pela sua pasta. Um requerimento nesse sentido foi apresentado pelo vereador João Cunha(PSDC) e certamente será aprovado pelo plenário da casa.Convocações semelhantes já foram feitas aos secretários Antonio Carlos Prata Góes ( da Fazenda) e Stela Santos de Souza (da Saúde).

Aurelino Leal

Em protesto ao atraso no pagamento dos seus salários dos professores contratos e reivindicando a realização de concurso publico, os professores da Rede Municipal de Ensino de Aurelino Leal promoveram,recentemente, um Ato Público e paralisaram as suas atividades.

Maratona

A 12ª edição da Maratona Jitaúna/Jequié acontece na manhã do próximo domingo,18,numa promoção da Associação dos Corredores e Amigos de Jequié(ACORAJE).A prova, num percurso de 30 Km, tem largada prevista para as oito horas.Todos os atletas participantes receberão medalha.enquanto aos cinco primeiros colocados da geral masculino e feminino serão entregues troféus.Já os três primeiros colocados de cada categoria também serão agraciados com certificados.

Intermunicipal

Um simples empate contra a Seleção de Itabuna, domingo,18,no Estádio Luis Viana Filho(O Itabunão) garantirá à Seleção de Ipiaú a classificação para a próxima fase do Campeonato Intermunicipal de Futebol. A vitória no ultimo domingo (11) no estádio Waldomiro Borges, diante da seleção de Itabuna por 2 X 0 , garantiu ao escrete jequieense a primeira colocação no Grupo 19, com nove pontos ganhos. Ipiau que goleou em casa Jitaúna por cinco a zero, assumiu a segunda colocação com oito pontos. Itabuna vem em terceiro, com sete pontos e Jitaúna no quarto lugar(segurando a lanterna) com apenas quatro pontos ganhos.

0 Comentário:

 

©2009 NOTÍCIAS DE IPIAÚ | Template Blue by TNB