Ele estava certo

|

Autor: Samy Santos


Há aproximadamente um ano, o presidente Luis Inácio Lula da Silva previu que o Brasil não passaria por uma crise propriamente dita, mas por uma “marolinha”. Lula foi ridicularizado pela impressa e pelos partidos de oposição, sendo chamado de insensível, arrogante e estúpido.
Um ano depois, um dos jornais de maior credibilidade da França, o “Le Monde”, deu razão ao presidente Lula, que previu apenas uma marolinha no Brasil em consequência da crise global, e não um tsunami, ou seja, segundo o jornal, se comparado ao que ocorreu nos Estados Unidos e Europa, o Brasil passou apenas por uma “marolinha” mesmo.
O jornal parisiense nota, também, que a recessão provocada pela crise global durou apenas um semestre no Brasil, uma vez que a economia cresceu 1,9% no segundo trimestre de 2009, depois de dois trimestres de baixa a partir de setembro do ano passado.
É claro que a crise proveniente dos Estados Unidos trouxe consequências negativas para a economia brasileira, haja vista que muitas pessoas foram demitidas, houve diminuição de investimentos em educação, saúde, segurança, infraestrutura e todas as áreas que são vitais para o desenvolvimento de um país.
Por outro lado, o jornal é taxativo ao afirmar que o Brasil estava preparado para os impactos da crise. Apesar da arrogância de parte da classe dominante e dos partidos de oposição, o governo do PT demonstra equilíbrio e credibilidade em um dos seus pilares administrativos, a economia.
Não se trata de tentar “canonizar” o governo Lula, mas seria no mínimo incoerente não observar os avanços do Brasil nos âmbitos social, econômico, da saúde e educação. Ademais, várias medidas foram tomadas com vistas a melhorar a qualidade de vida das pessoas oriundas das classes populares.
Segundo as pesquisas, a popularidade do governo Lula está em 76,8%, tal fato desagrada aqueles que não admitem que uma pessoa que não tem conhecimento formal tenha chegado ao cargo mais alto do país. Muitos continuam chamando o presidente de inculto, ignorante e despreparado. Além disso, muitos argumentam que ele comete vários deslizes gramaticais.
Mais uma vez é preciso chamar a atenção para o conceito simplista que grande parte das pessoas tem acerca de inteligência, pois a vinculam, apenas, a aspectos gramaticais. Vale salientar, no entanto, que poucas são as pessoas capazes de discutir, de forma coerente e equilibrada, sobre uma grande quantidade de conteúdos como o presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Percebe-se que poucos veículos de comunicação do Brasil divulgaram a manchete do Jornal “Le Monde”, apesar da grande repercussão mundial que teve tal manchete. É hora de reconhecer os méritos do governo petista, fato este que não impedirá um olhar crítico e não alienado acerca da administração do presidente Lula. (www.samysantos.com.br)

1 Comentário:

GUSTAVO disse...

SAMY SANTOS,O QUE ESTRAGA O BRASIL É A INVEJA DOS INCOMPETENTES QUE FICARAM NO PODER 8 (OITO) ANOS E NADA TROUXERAM PRÁ ENGRANDECER ESTE PAÍS GIGANTE.VENDERAM O VALE DO RIO DOCE E O DINHEIRO O RATO COMEU,O SALÁRIO MÍNIMO O AUMENTO ERA NO MÁXIMO O MÍNIMO,ERA VERGONHOSO DIFÍCIL DE ACREDITAR NO QUE ACONTECIA MAS ERA REAL,ABURGUESIA MAMAVA O PAÍS NÃO CRESCIA.HOJE NÃO É QUE TÁ BOM,MAS TÁ MELHOR,O PRESIDENTE TEM QUE PROVAR TODOS OS DIAS QUE NÃO PODE ERRA PRÁ ESSA BURGUESIA.VALEU PRESIDENTE LULA NO SEU GOVERNO TROUXE O PAN,COPA DO MUNDO EM 2014 E AGORA OLIMPÍADA PRÁ 2016,FEZ BARBA E CABELO É UM PRESIDENTE DO BRASÍL, É UM HOMEM NORDESTINO CABRA MACHO.HOJE EU ME ORGULHO DE SER BRASILEIRO E TAMBÉM NORDESTINO.GUSTAVO BRASÍLIA DF.

 

©2009 NOTÍCIAS DE IPIAÚ | Template Blue by TNB