DIA DA CRIANÇA

|

“INSTRUE A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR, E AINDA QUANDO ENVELHECER, NÃO SE ESQUECERÁ DELE.” PV 22.6

Destacar um dia no calendário anual para homenagear pessoas, fatos históricos ou acontecimentos especiais é algo louvável quando há senso comum.

Todos concordamos em homenagear as Crianças. Porém, mais que simples homenagem é necessário refletirmos sobre a grande necessidade de educá-las corretamente.

Sem nos referimos a qualquer tipo de abordagem educacional vigente na educação profissionalizante, voltemo-nos à educação suprema, a espiritual, da qual dependerá o comportamento a ser desenvolvido por toda a vida. Sim, porque da atitude espiritual emanam as demais configurações da vida.

O texto bíblico destacado acima traz-nos um mandamento com uma promessa. O mandamento é para educar, instruir, guiar, orientar um pequeno ser em desenvolvimento no caminho que é necessário andar. Notemos que é o caminho necessário a ser seguido, não uma opção favorita da criança, que ainda não pode discernir. Alguém pode objetar alegando irracionalmente, que desrespeitamos o livre arbítrio da criança instruindo-a tão cedo no caminho da fé cristã. Se não educarmos falharemos como pais; se não educarmos deixaremos nosso pequeno ser, vulnerável aos falsos caminhos; o caminho da fé cristã é uma Pessoa mui especial, é o próprio JESUS CRISTO. Ele, e somente Ele pode afirmar ao mundo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo 14.6) Jesus é a Rocha sobre a qual devemos firmar a nossa vida, a fim de edificarmos para uma eternidade feliz.

As crianças educadas na fé cristã têm livre arbítrio sim, pois se assim não fosse, nunca se desviariam do Caminho quando crescessem. Notemos que a tradução usada acima diz “... quando envelhecer, não se esquecerá dele.” Muitos que se desviam foram instruídos por pais piedosos. O permanecer no caminho é uma escolha que tomamos diariamente por toda a vida.

A promessa bíblica é que os instruídos no caminho não se esquecerão dele. Muitas e muitas vezes Deus nos fala em sua Palavra usando o verbo da consciência “Lembrai-vos” (“Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Ap 2.5).

O grande problema é que muitos pais não seguem o Caminho. Como poderão guiar, instruir seus pequeninos no Caminho que eles mesmos não seguem?! Que esperança haverá? Outros seguem, mas frios estão, sem amor, sem compaixão aos que erram o Caminho, sem deliciarem-se neste maravilhoso caminho. Muitos se afadigam com os negócios desta vida e se esquecem de saborearem a vida cristã.

No Dia da Criança nossa melhor homenagem será a de lhes servir com um bom testemunho de vida cristã, que fale mais que meras palavras e que as instrua no Caminho que devem seguir – Jesus Cristo. Avante!

Uma palavra bendita Pr. Carlos César Januário
Presidente da CBBA
Pastor da PIB de Rio Novo (Ipiaú)
Colunista Semanal do Noticias de Ipiaú
e-mail:pr.carloscesar@noticiasdeipiau.com
Site da Igreja: www.pibderionovo.org

0 Comentário:

 

©2009 NOTÍCIAS DE IPIAÚ | Template Blue by TNB