Insucesso do PAC do Cacau vai a debate no Senado

|


http://www.senado.gov.br/noticia/multimidia/verImagem.aspx?codImagem=98882

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou nesta manhã (01) requerimento do senador César Borges (PR-BA) propondo audiência pública para debater o “PAC do Cacau” e dos resultados do programa, que não resolveu, até agora, a permanente crise da lavoura na Bahia. Após a iniciativa do senador baiano, foi aprovada uma segunda audiência para debater a situação do cacau em outros estados, como o Espírito Santo e o Pará, a pedido dos senadores Gerson Camata (PMDB-ES) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

César Borges justificou sua iniciativa afirmando que a cultura do cacau na Bahia está em permanente crise, com insucesso de todos os programas criados para alavancar o setor. Segundo o senador, verificou-se ao longo dos anos o empobrecimento completo da região cacaueira de seu estado, que abrange mais de 90 municípios e já levou ao desemprego de mais de 250 mil pessoas. Além disso, informou o senador, os produtores estão endividados.

Deverão ser convidados para a primeira audiência o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o diretor da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Jay Wallace da Silva e Mota, e o superintendente do órgão na Bahia e Espírito Santo, Antônio Zózimo de Matos Costa, além de representante dos produtores de cacau da Bahia. De acordo com César Borges, nos próximos dias ele pretende consultar as entidades do setor para que indiquem o nome que vai participar da audiência pública trazendo a visão dos produtores.

0 Comentário:

 

©2009 NOTÍCIAS DE IPIAÚ | Template Blue by TNB