BIOIMAGEM DO HGPV EVITA AMPUTAÇÕES

|

O Serviço de Bioimagem do Hospital Geral Prado Valadares tem realizado exames de alta complexidade na área de Radiologia com os recursos que dispõe, com isto tem evitado amputações de membros inferiores de muitos pacientes.
“Os procedimentos são realizados com a utilização de contraste em pacientes portadores de arteriopatias obstrutivas. A finalidade destes procedimentos é investigar obstruções arteriais agudas e/ou crônica agudizadas, no intuito de promover a revascularização dos segmentos ocluídos por cirurgia endovascular e/ou cirurgia vascular aberta”, explica o Cirurgião Cardiovascular do HGPV Dr. Luiz Claudio Rezende.
O Diretor do HGPV Gilmar Vasconcelos explica que o método de investigação é mais trabalhoso e complexo por não utilizar os recursos tecnológicos mais avançados, ainda indisponíveis no Prado Valadares, mas tem evitado a amputação dos membros inferiores de muitas pessoas, graças à capacidade, boa vontade e humanidade do Dr. Luiz Claudio Rezende e colaboração do Coordenador de Bioimagem do HGPV Thiago Machado e sua equipe.
“Alternarnativa não invasiva ou complementar de exames radiológicos de arteriografias são os procedimentos ultrassonográficos vasculares (duplex scan arterial), logo que for contratado Ultrassonografista especialista nesta área, o HGPV estará realizando”, informa Thiago Machado.
O primeiro procedimento de Arteriografia de membros inferiores realizado no HGPV ocorreu em 22/12/08. Até o momento já foram realizados 12 procedimentos de Arteriografia e 02 de Aortografia na unidade.
Os profissionais citados têm buscado explorar ao máximo os recursos de imagem a exemplo de subtração de imagem radiográfica, com êxito. Embora o aparelho de Raio-X não seja o ideal para estes procedimentos, o HGPV tem evoluindo no diagnóstico vascular por imagem.
Neste momento o Prado Valadares recebeu um novo Equipamento de Ultrassonografia e está programada pela SESAB a aquisição de um novo Equipamento de Radio-X, além do equipamento de Arco-cirúrgico e implantação do Serviço de Hemodinâmica, o que vai proporcionar melhores condições de trabalho, mais resolutividade ao Hospital e mais serviços para a população.

0 Comentário:

 

©2009 NOTÍCIAS DE IPIAÚ | Template Blue by TNB