Zombam da Fé

|

Autor: Samy Santos

Há pouco mais de 2 anos, o casal Estevam Hernandes Filho e Sônia Haddad Moraes Hernandes, fundadores da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, foi preso. O casal que havia embarcado para os Estados Unidos foi detido por estar portando US$ 56 mil dentro de uma pasta, apesar de terem declarado que carregavam apenas US$ 10 mil, valor máximo que a legislação daquele país permite ser transportado por estrangeiros. Tal fato, segundo a polícia americana, configura-se como lavagem de dinheiro.
Nesta segunda-feira, o Ministério Público aceitou denúncia contra o bispo Edir Macedo e outras 9 pessoas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus. Eles são acusados de lavagem de dinheiro desviado da Igreja Universal, de maneira reincidente e com organização criminosa, e formação de quadrilha. O dinheiro dos fiéis era repassado a empresas de fachada ligadas à Universal, que mandavam os recursos para paraísos fiscais no exterior. O dinheiro voltava ao país para a compra de empresas de comunicação e outros bens.
O que esses “enviados” de Deus têm em comum? Dentre as muitas coisas, uma chama mais atenção, que é o uso da fé das pessoas para ludibriar e usurpar o bolso dos fiéis. Tais “enviados” prometem milagres, transformar água em vinho, pedra em pão e o que é pior, até vendem um pedaço no céu, ou seja, a salvação.
Esses “enviados” usam a palavra de Deus apenas para desviar dinheiro e enriquecer de forma ilícita. “Alicerçados” na Bíblia, que em Provérbios 3:9 afirma: “Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda”. Esses “enviados” defendem que antes de começar a gastar, devemos honrar a Deus dando-Lhe o que Lhe pertence primeiro, ou seja, os fiéis devem ofertar a décima parte dos seus rendimentos.
A questão é o que tem sido feito com a décima parte do rendimento dos fiéis. Como se nota, alguns pastores e bispos têm utilizado o curto dinheiro das pessoas de boa fé para enriquecer e levar uma vida de conforto e glória. Observa-se, assim, que o propósito do dízimo é totalmente invertido, uma vez que, teoricamente, deveria ser investido na Obra do Senhor.
O fato é que muitas pessoas têm utilizado meios para enriquecer de forma ilícita, isso ocorre na política, no meio empresarial, nas ONGs e, lógico, nas igrejas, melhor dizendo, uma das formas mais “fáceis” de se fazer fortuna é, sem duvida, o terceiro setor.
É evidente que existem pastores e bispos sérios, pessoas comprometidas com os ensinamentos de Jesus. É preciso, também, dissociar bispo e pastor corruptos da imagem da Igreja, que é uma Instituição muito maior do que estes “enviados” de conduta não recomendável, para usar de eufemismo.
Por outro lado, os fiéis precisam estar atentos a estes ladrões – sem eufemismos dessa vez – visto que não podem entregar o dízimo para pessoas inescrupulosas. Esperamos que alguns não utilizem desculpas para justificar o roubo que estes “enviados” têm praticado, como: “os irmãos foram usados pelo diabo”. Chega de fanatismo e conivência com o crime.


Samy Santos
Professor de Literatura, Gramática e Redação.
Graduado em Letras pela
Universidade do Estado da Bahia - UNEB.
Colunista do Noticias de Ipiaú
Site: www.samysantos.com.br
email:samysjs@noticiasdeipiau.com

3 Comentário:

valdir disse...

o Rei dos reis que é Jesus Cristo foi muito firme em dizer as raposas tem seus proprios covis e o filho do homem nao tem onde reclinar a cabeça falou isto referindo a sua pessoa e sua missao na terra, mas muitos consegue enganar as pessoas mesmo tendo conhecimento da biblia acredita que pessoas como edir macedo e um deus no meio do povo
servir a Deus é em espirito e verdade nao e com dinheiro dinheiro nao tras salvação

THE WASH disse...

indenpendente de quem esta a frente da igreja eu entrego meu dizimo pra Deus o q eles fazem com o dinheiro e uma coisa deles com Deus! sou fiel a Deus nao a homens

linda clea disse...

EM 4 ANOS A IGREJA UNIVERSAL ME LEVOU 10 MIL REAIS.INCLUSIVE MEU CARRO ,E FIQUEI 2 ANOS A PE E AGORA TENHO UM FUCA...FIZ COM AMOR ACHANDO QUE ERA PRA JESUS...DEUS ME DEVOLVEU TUDO, POIS FICOU COM PENA DE MIM...MAS ESTES PASTORES FAZEM LAVAGEM CEREBRAL,FALANDO O MESMO ASSUNTO 2 MESES ANTES DA FOQUEIRA SANTA,TODOS OS DIAS O MESMO ASSUNTO.somos responsaveis pra onde vai nosso dinheiro,nao pode ser pra pregar mentiras... INCANSAVELMENTE...PRESIONANDO AS PESSOAS,TERRIVELMENTE. O PROFANO TEM QUE VIR A TONA,ESTA ESCRITO. E ESPERO MUITO A JUSTIÇA DE DEUS,JA QUE AS DO HOMEM É COMPRÁVEL.É UMA LASTIMA..

 

©2009 NOTÍCIAS DE IPIAÚ | Template Blue by TNB