Palestra Promovida Pela Loja Maçônica com Representante da CHESF Esclarece Situação da Manutenção da Barragem de Pedras

|

A Loja Maçônica Fraternidade Rionovense Ipiaú, mais uma vez cumpre seu papel no exercício da cidadania, preocupada com a anunciada operação de manutenção na Barragem de Pedra em Jequié, sobre a necessidade da soltura de água da mesma e com os boatos que soavam aos quatros cantos da cidade, alardeando uma cheia no Rio das Contas, promoveu uma palestra com o Dr. Herick Serrano Batinga engenheiro da CHESF, onde foram abordados todos os pontos necessários para esclarecer as duvidas dos munícipes que ali se fizeram presentes. De inicio, Ele afirmou ter encaminhado relatório a todas as prefeituras RIBERINHAS. Foram muitos os questionamentos, todos voltados à situação do Rio, das pessoas que moram próximo as suas margens, do mecanismo de trabalhos (controle diário, quanto de vazão de água) e porque desta manutenção. Respondidos todos os questionamentos, foi mostrado um outdoor com toda programação de acompanhamento da elevação do nível do rio, que está sendo aplicada e permanecerá até o final dos trabalhos que tem programação para termino em 24 de agosto.

As comportas da Barragem de Pedras serão abertas sempre as 24:00h, obedecendo à programação de controle do nível da água, conforme tabela acima, sendo que durante todo o período da manutenção, o Rio estará com o nível de 100 Mts/3 e na mediada de régua 1,71 mts. Entretanto, foi observado que o volume de água normal do Rio é de 30 Mts/3 e na medida de régua 0,91 Mts, o prazo maximo da chegada da água desde sua soltura até Ipiaú são de 12:00h, ou seja, amanhã aproximadamente as 12:00h, da manhã.

O Curioso é que água vai chegar limpa, pois água esta sendo decantada diferentemente das águas das cheias anteriores. Também liberaram peixes de varias espécies, e essas cheias dará um novo aspecto ao Rio, porque arrastará com sua força muitas sujeiras acumuladas na suas margens. Participaram dessa reunião jornalistas e repórteres e comentarista das rádios Educadora de Ipiaú e FM Ubtã, respectivamente: Celson Rummel, Amarelinho, Saraiava, Egildo Barberino e os jornais online http://www.jodaaabb.com.br/, http://www.noticiasdeipiau.com.br/ – representados por Egildo Barberino, Jô da AABB e Afonso Mendes, empresários e pessoas de vários segmentos da sociedade local. Lamentou-se a ausência de representantes do povo tais como representantes dos poderes executivos e legislativos.

1 Comentário:

Itamar disse...

Parabéns a Loja pela iniciativa. Esclarecer a população sobre assuntos do cotidiano é também uma das nossas obrigações enquanto Maçons. Que outras Oficinas inspirem-se nesse exemplo.

 

©2009 NOTÍCIAS DE IPIAÚ | Template Blue by TNB